Presbiopia ou vista cansada
“A presbiopia é uma consequência do envelhecimento dos olhos.”
“Trata-se de uma degenerescência progressiva que começa a manifestar-se a partir dos 40 ou 45 anos e que continua a evoluir até estabilizar por volta dos 65 anos.
Como consequência da idade, todas as pessoas a experienciam em algum momento da sua vida, embora não apareça de repente, mas sim de forma gradual.”
O que é a presbiopia?
A vista cansada faz com que que os objetos que estão perto de nós não sejam vistos com clareza. Regra geral, faz com que os elementos que se encontram a menos de um metro de distância se vejam desfocados. A razão para isso é que, com o passar dos anos, o cristalino perde elasticidade e torna-se cada vez mais rígido. Consequentemente, a sua capacidade de acomodação diminui e tem dificuldade em adaptar-se e focar imagens a diferentes distâncias.
Quando o olho é jovem, o cristalino é muito flexível e muda de forma para focar a luz sobre a retina. À medida que se torna mais duro com a idade, não se ajusta corretamente e foca a luz atrás da retina. É por esta razão que as pessoas mais velhas têm uma visão desfocada ao perto.
Principal causa da presbiopia
A única causa da vista cansada é a idade, pois o envelhecimento do olho faz com que o cristalino perca a sua capacidade de contração. De facto, a palavra presbiopia vem do grego présbus (πρέσβῠς), que significa "homem velho".
No entanto, existem certos fatores, além da passagem do tempo, que provocam a manifestação precoce deste defeito refrativo, conhecido como presbiopia prematura.
Presbiopia prematura
Existem algumas situações que podem desencadear a presbiopia prematura, que é aquela que se manifesta antes dos 40 anos, por exemplo: ter hipermetropia, diabetes, esclerose múltipla ou problemas cardiovasculares. A predisposição genética é outro fator relevante nestes casos.
Sintomas da vista cansada
Quando se alcança uma certa idade, os primeiros sinais de presbiopia são muito claros e fáceis de reconhecer:
- Dificuldade em focar objetos a curta distância
- Problemas para ler com pouca luz
- Tendência para afastar o livro ou o dispositivo eletrónico para ver claramente
- Necessidade de aumentar o tamanho da letra no telemóvel ou na tablet
- Sensação de que as letras dançam quando se tenta ler
- Lentidão no ajustamento da visão entre a focagem de um objeto distante e a observação de um objeto mais próximo
- Fadiga ocular
- Irritação e comichão nos olhos
- Dor de cabeça ao fim do dia, devido a esforço excessivo
Exame de presbiopia
Os optometristas detetam a presbiopia através de um exame em que é efetuada uma avaliação da refração e um exame geral da saúde ocular.
Para confirmar que se sofre de vista cansada, efetua-se um exame de presbiopia, que consiste na leitura de um texto escrito em diferentes tamanhos. Quanto mais velho se for, maior é a dificuldade em distinguir as letras pequenas.
Como se corrige a presbiopia
Tal como todos os outros erros refrativos, a presbiopia pode corrigir-se com:
- Lentes de contacto progressivas, também denominadas multifocais
- Óculos graduados: costumam usar-se frequentemente lentes convergentes com o número de dioptrias necessárias, que, em caso de vista cansada, é geralmente de três, no máximo, embora existam variações para casos específicos.
Quando se sofre apenas de vista cansada, os óculos de correção serão monofocais. No entanto, é muito frequente que as pessoas com presbiopia tenham também outro erro refrativo, como a miopia ou o astigmatismo. Nestes casos, ambos devem ser tratados ao mesmo tempo, utilizando o tipo de lentes mais adequado.
Óculos bifocais
Permitem focar tanto ao perto como ao longe. A sua principal caraterística é a meia-lua na parte inferior, que serve para ver ao perto e deixa o resto da lente para a focagem à distância.
Óculos progressivos
São uma evolução dos anteriores e permitem focar também a média distância, algo que não se pode fazer com os óculos bifocais.
Óculos ocupacionais
Perfeitos para pessoas que passam muitas horas em frente ao computador e têm dificuldade em focar a curta e média distância.
Apesar de a presbiopia não poder ser evitada, pode ser prevenida e o seu aparecimento atrasado se cuidarmos da nossa saúde visual ao longo de toda a vida. É aconselhável fazer check-ups regulares, proteger os olhos do sol, manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico todos os dias, manter os olhos hidratados, cuidar da higiene ocular e descansar o tempo suficiente durante a noite.