Horário
P estacionamento gratuito
Cómo llegarServiços disponíveis::
DIA DOS NAMORADOS | Introduz EXTRA20 para -20% de dto. extra em óculos (Máx. 40%) - Exclusivo Online
Tipos de lentes progressivas segundo o foco
Os óculos graduados progressivos permitem ver nitidamente tanto ao perto como ao longe. Dependendo da zona da lente utilizada para olhar, corrigem um defeito de refração ou outro. Por isso, este tipo de óculos serve para que as pessoas com presbiopia que também necessitam de correção para ver ao longe possam usar apenas uns únicos óculos. São, assim, uma combinação entre os óculos de leitura e os monofocais.
Ao escolher óculos progressivos, é importante ter em conta o tipo de atividade realizada e as características visuais de cada pessoa. Só assim se poderá escolher o tipo de lente mais adequado, já que atualmente existe uma grande variedade disponível no mercado.
Ao contrário dos óculos que corrigem apenas um erro de refração com uma lente monofocal, as lentes dos óculos progressivos têm mais do que um foco. Ou seja, possuem várias zonas que proporcionam uma visão nítida. A pessoa que os utiliza pode direcionar o olhar para uma zona ou outra, dependendo da distância a que se encontra o objeto que deseja ver em cada momento.
Podemos falar de diferentes lentes progressivas, dependendo do número de focos que tenham e da forma como estão distribuídos.
As lentes multifocais são as que popularmente se conhecem como progressivas e servem para ver com nitidez a qualquer distância. O seu desenvolvimento representou um grande avanço ótico e, em pouco tempo, tornaram-se na primeira opção para as pessoas com vista cansada combinada com miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Estas lentes têm várias zonas de visão:
· A parte superior permite distinguir com clareza os objetos distantes.
· A zona intermédia proporciona uma visão nítida a média distância.
· A parte inferior é utilizada para ver ao perto.
· Em ambos os lados encontram-se as zonas difusas, através das quais não se foca nenhum objeto a qualquer distância e que variam de tamanho consoante a forma como as lentes são fabricadas. São zonas necessárias pela própria natureza destes óculos.
Pensadas especialmente para quem passa muito tempo em frente ao computador ou a trabalhar com objetos próximos, as lentes ocupacionais permitem corrigir a presbiopia e, também, ver nitidamente a média distância. É importante ter em conta que este tipo de lente não serve para focar objetos ao longe.
Os óculos ocupacionais são a melhor opção para ver com clareza durante o trabalho e quando se levanta o olhar para descansar ou para atender pessoas que estão relativamente perto. A sua utilização, além de melhorar a saúde visual, ajuda a corrigir a postura e a evitar dores nas costas.
Ao contrário dos óculos que corrigem apenas um erro de refração com uma lente monofocal, as lentes dos óculos progressivos têm mais do que um foco. Ou seja, possuem várias zonas que proporcionam uma visão nítida. A pessoa que os utiliza pode direcionar o olhar para uma zona ou outra, dependendo da distância a que se encontra o objeto que deseja ver em cada momento.
Podemos falar de diferentes lentes progressivas, dependendo do número de focos que tenham e da forma como estão distribuídos.
As lentes bifocais, como o próprio nome indica, têm apenas duas zonas de focagem. A parte superior dos óculos permite ver nitidamente ao longe, enquanto a zona inferior corrige a vista cansada.
Antes do aparecimento das lentes progressivas, eram a melhor opção para corrigir dois erros de refração em simultâneo. Atualmente, embora a adaptação seja muito mais simples, os óculos bifocais estão praticamente em desuso. Além disso, o ponto de união entre as duas zonas é claramente visível, o que cria um efeito ligeiramente inestético.
As diferentes formas de fabrico permitem fazer uma classificação distinta dos tipos de lentes progressivas.
As lentes standard não permitem personalização, pelo que as zonas de visão não estão totalmente otimizadas e tendem a oferecer menor conforto visual. Em algumas ocasiões, são utilizadas como ponto de partida para desenvolver modelos personalizados.
Com as lentes progressivas de gama alta é possível realizar um certo grau de personalização. Para isso, utiliza-se a tecnologia Free Form, que permite fabricar óculos progressivos digitais. Este processo melhora a qualidade das lentes e oferece um campo visual mais amplo.
São geralmente consideradas óculos premium, uma vez que oferecem um elevado grau de personalização e o campo visual está muito bem definido. Nestes casos, além de se otimizarem as zonas de visão ao longe, intermédia e ao perto, adaptam-se às necessidades do estilo de vida de cada pessoa.
Para fabricar as lentes personalizadas também se utiliza a tecnologia Free Form. Esta técnica digital permite otimizar alguns aspetos como:
Para além da tecnologia, a experiência do óptico-optometrista é fundamental para realizar as medições necessárias para obter uns óculos o mais individualizados possível. Quando se utilizam óculos de gama alta, a personalização é tal que, se as distâncias variarem alguns milímetros, o conforto visual pode ser significativamente afetado.
Quanto mais personalizada for uma lente progressiva, menores serão as áreas difusas, o que permite aproveitar melhor toda a superfície dos óculos. Além disso, a adaptação ao seu uso torna-se mais fácil e a qualidade de vida melhora.
*Imagem principal de iStock










